UNIDADE 2
TÓPICO 1-A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
É uma área da psicologia;
Se constitui pelo estudo de como as pessoas mudam,bem como das características que permanecem estáveis durante toda a vida do ser humano;
Inicialmente,seu objetivo era o estudo do desenvolvimento infantil, e gradualmente se expandiu para o conhecimento de todo o ciclo vital.
Princípios para a abordagem do desenvolvimento no ciclo vital
•Segundo Paul B. Baltes são:
•O desenvolvimento é vitalício; ou seja,
todos os períodos da vida, tem sua características e importância próprias.
•O desenvolvimento depende de história e contexto; isto é os seres humanos influenciam seu contexto histórico e social
e são influenciados por eles.
O DESENVOLVIMENTO É MULTIDIMENSIONAL E MULTIDIRECIONAL;ISTO É,AS CRIANÇAS CRESCEM TANTO EM TAMANHO COMO EM HABILIDADES, PROCURANDO MAXIMIZAR GANHOS E MINIMIZAR PERDAS.
•
O DESENVOLVIMENTO É FLEXÍVELOU PLÁSTICO;CAPACIDADES COMO MEMÓRIA,FORÇA E PERSISTÊNCIAPODEM SER SIGNIFICATIVAMENTE APERFEIÇOADAS.
MODELOS CONTRASTANTES DO DESENVOLVIMENTO
•
MECANICISTA- AS PESSOAS SÃO PENSADAS COMO O FUNCIONAMENTO DAS MÁQUINAS,QUE REAGEM AO QUE LHES CHEGA AO AMBIENTE.
ORGANÍSMICO-As pessoas são vistas como organismos ativos em crescimento, elas desencadeiam os eventos e não só reagem a eles.
TÓPICO 2
PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO
SIGMUND FREUD (1856-1939), ABORDAGEM TERAPÊUTICA.
PERSPECTIVA PSICANALÍTICA- ÊNFASE NAS FORÇAS INCONSCIENTES, QUE SÃO O QUE MOTIVAM O COMPORTAMENTO HUMANO.
INFLUENCIA BIOLÓGICA SOBRE A PERSONALIDADE.
A SEXUALIDADE TEM O LUGAR DE DESTAQUE NA VIDA PSÍQUICA-PSICOSEXUALIDADE.
O DESENVOLVIMENTO NORMAL, PROGRIDE A CADA ESTÁGIO.
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
•ERIK ERIKSON (1902-1994)
•ÊNFASE NA INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE.
•O CICLO VITAL ABRANGE OITO ESTÁGIOS E CADA ESTÁGIO ACONTECE UMA CRISE NA PERSONALIDADE ( QUE SE RESOLVE ALCANÇANDO UM EQUILÍBRIO SAUDÁVEL ENTRE TRAÇOS POSITIVOS E NEGATIVOS ALTERNATIVOS.
PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM
•
BEHAVIORISMO-
O AMBIENTE TEM INFLUÊNCIA DIRETA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO.
•ÊNFASE NA APRENDIZAGEM ASSOCIATIVA, NA QUAL SE FORMA A LIGAÇÃO MENTAL ENTRE OS FATOS.
IVAN PAVLOV( 1849-1936) -(EXPERIMENTO COM CÃES)
BURRUS F. SKINNER (1904 – 1990)- TRABALHAVA COM RATOS E POMBOS , MAS AFIRMAVA QUE ESSES PRINCÍPIOS PODERIAM SER TRABALHADOS COM SERES HUMANOS.
CONDICIONAMENTO/REFORÇO/PUNIÇÃO.
SOCIOCOGNITIVA- TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL
•ALBERT BANDURA-(1925)- AFIRMA QUE O APRENDIZADO OCORRE DIANTE DA OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO.
•PARA ESTES TEÓRICOS AS PESSOAS ATUAM SOBRE O AMBIENTE, APRENDEM EM UM CONTEXTO SOCIAL MUITO MAIS COMPLEXO DO QUE O CONDICIONAMENTO, ELAS APRENDEM OBSERVANDO O COMPORTAMENTO DE OUTRAS PESSOAS.
PERSPECTIVA HUMANISTA
•DESENVOLVEU-SE NOS ANOS 1950 E 1960 ATRAVÉS DOS PSICÓLOGOS ABRAHAM MASLOW E CARL ROGERS.
VALORIZA OS FATORES INTERNOS DA PERSONALIDADE TAIS COMO: SENTIMENTOS, VALORES, ESPERANÇA.
MASLOW (1908-1970)
•CONSTRUIU A HIERARQUIA DE NECESSIDADES, QUE POSSUEM DIFERENTES PRIORIDADES:
•
- NECESSIDADE DE AUTORREALIZAÇÃO;
- NECESSIDADE DE ESTIMA;
- NECESSIDADE DE FILIAÇÃO E AMOR;
- NECESSIDADE DE SEGURANÇA;
- NECESSIDADE FISIOLÓGICAS.
PERSPECTIVA ETOLÓGICA
•OS ETOLOGISTAS SUSTENTAM QUE CADA ESPÉCIE TEM UMA VARIEDADE DE COMPORTAMENTOS INATOS, QUE FORAM DESENVOLVIDOS PARA AUMENTAREM SUA CHANCE DE SOBREVIVÊNCIA.
•TEM EMPREGO NAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DO DESENVOLVIMENTO, COMO: APEGO, DOMINÂNCIA E AGRESSIVIDADE ENTRE AMIGOS E HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO DIA A DIA .
PERSPECTIVA CONTEXTUAL
•O DESENVOLVIMENTO SÓ PODE SER ENTENDIDO EM SEU CONTEXTO SOCIAL, VEEM O INDIVÍDUO COMO UMA PARTE INSEPARÁVEL DO AMBIENTE.
•NESSA PERSPECTIVA TEMOS DUAS ABORDAGENS EXPRESSIVAS: A BIOECOLÓGICA E A SOCIOCULTURAL.
TEORIA BIOECOLÓGICA
•URIE BRONFENBRENNER-o sujeito desenvolve-se em contexto, em quatro níveis dinâmicos ; a pessoa, o processo, o contexto, o tempo.
• Explicita a necessidade dos pesquisadores estarem atentos à diversidade que caracteriza o homem;os seus processos psicológicos, a sua participação dinâmica nos ambientes, as suas características pessoais e a sua construção histórico-sócio-cultural.
PERSPECTIVA COGNITIVA
ESTUDA OS PROCESSOS DE PENSAMENTO E COMPORTAMENTO.
APRESENTA INFLUÊNCIAS DAS TEORIAS ORGANÍSMICAS COMO DA MECANICISTA, INCLUINDO A TEORIA DE ESTÁGIOS COGNITIVOS DE JEAN PIAGET.
ABORDAGEM DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO
O CÉREBRO É COMPARADO A UM COMPUTADOR EM QUE AS IMPRESSÕES SENSORIAIS ENTRAM E O COMPORTAMENTO SAI.
TEORIAS NEOPIAGETIANAS
APÓS A DÉCADA DE 80-Chama-se neopiagetianas porque preservaram os aspectos gerais da teoria de Jean Piaget, como os estágios e o processo de aquisição do conhecimento. Esses pesquisadores acrescentaram (subestágios) aos estágios já existentes. Desenvolveram métodos exatos para determinar os níveis de desempenho da criança. Incluíram o desenvolvimento emocional. Se interessaram por questões de educação mais que Piaget .
Abordagem da neurociência cognitiva
Aborda os campos de pensamento, aprendizado e memória
As experiências que passamos em nossas vidas são informações que chegam ao sistema nervoso central na forma de estímulos sensoriais. O encéfalo (é o centro do sistema nervoso)processa essas informações procurando compará-las com outras que já estejam previamente guardadas, reconhecendo-as ou não.
O desenvolvimento cognitivo de Piaget
•Jean Piaget- (1896-1980)- Precursor da revolução cognitiva da atualidade.
•De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas, ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio
•Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.
SENSÓRIO MOTOR- 0 a 2 anos
•A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
Pré-operatório-2 a 7 anos
•A criança deste estágio:
•É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").Já pode agir por simulação, "como se". Possui percepção global sem discriminar detalhes. Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.Exemplos:
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.
OPERAÇÕES CONCRETAS-7 a 11 anos
•A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
Exemplos:
despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.
OPERATÓRIO FORMAL-12 anos em diante
A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todo as as classes de problemas.
•Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
A perspectiva sociocultural de Vygotsk-O desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana´é concebido como resultado
•As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social.
O cérebro é visto como órgão principal da atividade mental. A característica da mediação esta presente em toda atividade humana. A linguagem é um signo mediador por excelência.
Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo.
Referente as conquistas que já estão consolidadas na criança, ela já aprendeu e domina.
Indica os processos mentais da criança que já se estabeleceram.
Representa as funções já amadurecidas.
Exemplos: andar de bicicleta, cortar com tesoura, dominar o teclado.
Exemplos: andar de bicicleta, cortar com tesoura, dominar o teclado.
Nível de desenvolvimento potencial
Referente aquilo que a criança é capaz de fazer mediante a ajuda de outra pessoa(adulto ou outra criança).
Para Vygotsky, esse nível é bem mais indicativo do desenvolvimento mental do que aquilo que ela consegue fazer sozinha.
Exemplo: uma criança de 5 anos montando um quebra cabeça com ajuda de um irmão mais velho.
•Zona de desenvolvimento proximal-ZDP
“A zona de desenvolvimento proximal da criança é a distância entre seu desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de seu desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.” Vygotsky(1998).
Henri Wallon (1879-1962)
•Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
•As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
BEIJINHO MEUS AMORES E BONS ESTUDOS!
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