segunda-feira, 6 de agosto de 2012

História da Educação

Correção da atividades Unidade I

TÓPICO 1
1- Das afirmativas que seguem, assinale aquela que não se refere ao Período
Paleolítico:
R.: Como foi apresentado no tópico 1 da Unidade 1, a utilização do cobre
deu-se a partir da Idade dos Metais.
Portanto, fica extremamente fácil
responder a questão, pois a única que não se refere ao Período Paleolítico
é a alternativa B.

2-Sobre a Idade dos Metais complete as lacunas com as palavras
adequadas.

a) Com o aparecimento das classes sociais, desenvolveu-se a desigualdade
social, surgindo ricos e pobres, exploradores e explorados.

b) Com a formação do Estado, organizou-se um governo para administrar a
sociedade e controlar a força militar.

c) Com o início da mineração, o Homem começa a fabricar as ferramentas
de metal tais como: facas, lanças, machados, panelas, vasos, enxadas e
outros objetos.

d) Com a divisão social do trabalho, as atividades foram sendo divididas
cada vez mais entre os membros da sociedade, surgindo trabalhadores
especializados.

3- Estabeleça a diferença entre História e Pré-história.
R.: A Pré-história é o estudo das origens da humanidade e vai até o
aparecimento da escrita, enquanto que a história, propriamente dita,
compreende o período da invenção da escrita até os dias atuais.

4- A seguir é apresentada uma frases que está intimamente relacionada
com a História da Educação. Você terá que comentar esta frase que segue,
tendo como referência este tópico. Depois compartilhe as ideias com seus
colegas.
• A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos do jogo do
poder, por estar de fato envolvida na política.

R.: Atividade de compreensão e interpretação de cada acadêmico(a). Mas procure destacar que:
• O fato educativo não está presente na história como um fato isolado, mas
vinculado com as diversas orientações filosóficas, religiosas, sociais e
políticas que sobre ele tem difundido.
• A Educação não é neutra, pois atende a interesses de grupos que querem
se manter no poder. A escola torna-se o aparelho ideológico do Estado
para obter o controle.
• Na atualidade, muitas vezes, a educação é usada como instrumento de
domínio político-econômico-social, e não forma um sujeito questionador
e participativo.

 5- A partir da leitura complementar deste tópico, apresente, no mínimo, quatro
razões de se estudar História da Educação.
R.: As principais razões de se estudar história da Educação são:
• Para explicar que não há mudança sem história.
• Para pensar os indivíduos como produtores de história.
• Para compreender a lógica das identidades múltiplas.
• Para cultivar um saudável ceticismo.


TÓPICO 2
 De acordo com este tópico, o objetivo da educação nos povos primitivos é
promover “o ajustamento da criança a seu ambiente físico e social por meio
da aquisição da experiência de gerações passadas”.
1 Na sua opinião, qual o objetivo da educação hoje? Você concorda com este
objetivo? Justifique.

R.:Questão é de cunho pessoal.

2 -Seria possível, hoje, utilizar o método da imitação? Por quê?
R.: Observar o mundo cotidiano e faça referências aos educando de várias idades, principalmente crianças em idade pré-escolar.

3-Na sua opinião, qual a importância de ser exemplo para as crianças?
R.: Questão é de cunho pessoal

TÓPICO 3
 A partir da leitura deste tópico apresente as principais
características que marcaram a educação na Mesopotâmia e no Egito
antigo.
R.:
MESOPOTÂMIA
Os sumérios que ocuparam a região da Baixa Mesopotâmica desenvolveram
um sistema de escrita chamada cuneiforme, elaboraram leis, fundaram
bibliotecas, escolas e cidades-estados. Na Mesopotâmia, predominava
a educação doméstica, em que os saberes, crenças e habilidades
eram transmitidos de pai para filho. Após 1240 a.C., quando os assírios
conquistaram a Babilônia, foram criadas escolas públicas, com a intenção de
impor os valores dos conquistadores (observe que a educação não é neutra).
Também proliferaram ricas bibliotecas no interior dos templos, em que os
“livros” eram tabuletas ou cilindros gravados com caracteres cuneiformes e
versavam sobre os mais diversos assuntos.

EGITO ANTIGO
A exemplo dos sumérios, os egípcios desenvolveram um dos 1º sistemas
de escrita. Criaram sinais para representar coisas e objetos (pictogramas),
ou sugerir ideias (ideogramas). Posteriormente criaram sinais (letras) que
representavam sons (fonemas).
Poucos frequentavam as escolas. Elas não funcionavam em prédios
especialmente construídos para essa função, mas sim nos templos e em
algumas casas. Os mestres sentavam-se em uma esteira e os alunos ao
redor dele, muitas vezes ao ar livre, “sob uma figueira”, como atesta a
rica iconografia egípcia. Os textos eram aprendidos mediante a repetição
mnemônica, isto é, pela leitura em voz alta, em conjunto, para facilitar a
memorização.
Vale destacar a Educação Física, pois era destinada aos nobres e aos
guerreiros, inicialmente centrada na natação e com o tempo ampliado para
atividades de tiro com arco, corrida, caça, pesca.

TÓPICO 4
1-A educação homérica baseava-se em dois aspectos muito bem definidos,
que são: uma técnica, pela qual a criança é prepara e progressivamente
iniciada em determinado modo de vida, e uma ética, algo mais que uma
simples moral de preceitos: ideal da existência, um tipo ideal de homem. Com
base na leitura deste tópico, explique estes dois aspectos predominantes da
cultura homérica.

R.: O aspecto técnico compreende o manejo de armas, a prática - de esportes,
as artes musicais, o estudo da oratória e a prática nas diferentes situações
do mundo grego.
- A ética cavalheiresca trata-se de uma imagem idealizada de herói, que
luta por sua glória. “A ética homérica é uma ética da honra” (MARRON, 1990,p. 29).

2-O que era a Educação Cavalheiresca para os gregos?
R.:Na Educação Cavalheiresca, o saber não era importante como o treinamento militar; o
importante era o desejo apaixonado da glória sendo proclamado o melhor. O
homem grego não é verdadeiramente feliz senão quando se sente, quando
se afirma como o primeiro em sua categoria, distinto e superior.

3-Cite os principais aspectos da educação em Atenas.
R.: Ela continuou ainda com a educação pelo modo cavalheiresco de nobreza,
no sentido de alcançar uma ambição, reunindo assim em um só corpo a
beleza física e também moral em um indivíduo. Entretanto, “os atenienses
foram os primeiros gregos que abandonaram seu antigo costume de andarem
armados e, tendo despido a armadura de ferro, a adotar um gênero de vida
menos rude e mais civilizado” (MORROU, 1990, p. 66).

4-Como era a educação para os espartanos?
R.: O objetivo principal do Estado espartano era “fazer de seus cidadãos um
modelo ideal de soldado, bem treinado fisicamente, corajoso e totalmente
obediente às leis e às autoridades” (COTRIN, 2001, p. 48).
Até os sete anos as crianças cresciam no Gineceu, que era uma parte de
suas casas onde ficavam as mulheres. Contavam-se histórias inspiradas
na Mitologia. Foi neste modelo idealizado que se desenvolveu a pedagogia
espartana e grande parte da educação grega.
Para os meninos, a instrução começava aos sete anos, em casa e na escola.
Utilizavam um escravo especial, o Pedagogo, que era cuidadosamente
escolhido para orientá-lo. Já as meninas praticamente não saíam do Gineceu,
só em ocasiões muito especiais.
Dava-se ênfase a uma educação militar, principalmente na parte de Educação
Física, onde se fosse necessário, surravam os alunos, seriamente, a fim de
reforçar a disciplina.

5-Quais foram as principais contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles
para a história da Educação?
R.:
SÓCRATES
Desenvolve um método prático baseado no diálogo e no questionamento e
que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas
fases: a ironia e a maiêutica. A ironia seria a análise de definições concretas,
reconhecer nossa ignorância diante das definições que estamos buscando.
Só quando reconhecermos nossa ignorância é que estamos aptos a buscar
a verdade. A maiêutica consiste propriamente na busca da verdade, na
definição universal.
PLATÃO
Valorização dos métodos de debate e conversação, para alcançar o
conhecimento. Platão dizia que os alunos deveriam descobrir as coisas
superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar
para desenvolver um homem moral, dedicando seus esforços para o
desenvolvimento intelectual e físico. Destacava também que a educação para
as mulheres deveria ser a mesma aplicada para os homens.
ARISTÓTELES
Aristóteles pode ser considerado o criador do estudo da Lógica. Para ele,
suas conclusões eram verdadeiras, porque se podia chegar a ele através da
sua argumentação lógica.

TÓPICO 5
1-Segundo a lenda, como se deu a formação de Roma?
R.: Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de
Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados
no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram
criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade
natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade, que seria
Roma.

2-Explique o função da família na educação romana.
R.: A fundamental fonte de educação romana é a família, sendo que
o educador é o pai (conhecido como Pater Familias); a mãe tinha sua
importância destacada nos primeiros cuidados com seus filhos, sendo que
em Roma a mãe era mais considerada que na Grécia.

3- Com a propagação do Cristianismo e com o aumento do poder da Igreja
Católica, quais eram os objetivos de Roma com relação a educação? Cite-os
e explique-os.
R.: Roma tinha dois objetivos em mente: o de formar homens da igreja e o de
formar cavalheiros. Para o primeiro grupo, as sete artes liberais: a retórica,
a gramática, a música, a dialética, a aritmética, a geometria e a astronomia
eram indispensáveis. Ao segundo grupo, no entanto, estas artes não eram
inteiramente negadas, porém, eles eram mais exigidos quanto às práticas de
caça, montaria, natação, persuasão e prática com arco e flecha, bem como
a escrita em verso, e, alguns dizem, a jogar xadrez.

4-A partir da Leitura Complementar deste tópico, responda: O que caracteriza
o declínio da educação romana?
R.: O que mais caracteriza a decadência da educação romana é o fato de
ela ter passado a se limitar à classe mais elevada. “A educação já não se
destina a ser a educação prática de todo o povo, mas o ornamento de uma
sociedade oca, superficial e geralmente corrupta; já não é um estádio de
desenvolvimento possível para o povo inteiro, ou para indivíduos de dada
categoria, mas a simples obtenção ou mesmo mera insígnia de distinção de
uma classe favorecida” (PILETTI; PILETTI, 2006. p. 47).



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