Correção da atividades Unidade I
TÓPICO 1
1- Das afirmativas que
seguem, assinale aquela que não se refere ao Período
Paleolítico:
R.: Como foi apresentado no
tópico 1 da Unidade 1, a utilização do cobre
deu-se a partir da Idade
dos Metais.
Portanto, fica extremamente
fácil
responder a questão, pois a
única que não se refere ao Período Paleolítico
é a alternativa B.
2-Sobre a Idade dos Metais
complete as lacunas com as palavras
adequadas.
a) Com o aparecimento das classes
sociais, desenvolveu-se a desigualdade
social, surgindo ricos e pobres,
exploradores e explorados.
b) Com a formação do Estado,
organizou-se um governo para administrar a
sociedade e controlar a
força militar.
c) Com o início da
mineração, o Homem começa a fabricar as ferramentas
de metal tais como: facas,
lanças, machados, panelas, vasos, enxadas e
outros objetos.
d) Com a divisão social do
trabalho, as atividades foram sendo divididas
cada vez mais entre os
membros da sociedade, surgindo trabalhadores
especializados.
3- Estabeleça a diferença
entre História e Pré-história.
R.: A Pré-história é o
estudo das origens da humanidade e vai até o
aparecimento da escrita,
enquanto que a história, propriamente dita,
compreende o período da
invenção da escrita até os dias atuais.
4- A seguir é apresentada
uma frases que está intimamente relacionada
com a História da Educação.
Você terá que comentar esta frase que segue,
tendo como referência este
tópico. Depois compartilhe as ideias com seus
colegas.
• A educação não é um
fenômeno neutro, mas sofre os efeitos do jogo do
poder, por estar de fato
envolvida na política.
R.: Atividade de compreensão e
interpretação de cada acadêmico(a). Mas procure destacar que:
• O fato educativo não está
presente na história como um fato isolado, mas
vinculado com as diversas
orientações filosóficas, religiosas, sociais e
políticas que sobre ele tem
difundido.
• A Educação não é neutra,
pois atende a interesses de grupos que querem
se manter no poder. A
escola torna-se o aparelho ideológico do Estado
para obter o controle.
• Na atualidade, muitas
vezes, a educação é usada como instrumento de
domínio
político-econômico-social, e não forma um sujeito questionador
e participativo.
5- A partir da leitura
complementar deste tópico, apresente, no mínimo, quatro
razões de se estudar
História da Educação.
R.: As principais razões de
se estudar história da Educação são:
• Para explicar que não há
mudança sem história.
• Para pensar os indivíduos
como produtores de história.
• Para compreender a lógica
das identidades múltiplas.
•
Para cultivar um saudável ceticismo.
TÓPICO 2
De acordo com este tópico,
o objetivo da educação nos povos primitivos é
promover “o ajustamento da
criança a seu ambiente físico e social por meio
da aquisição da experiência
de gerações passadas”.
1 Na sua opinião, qual o
objetivo da educação hoje? Você concorda com este
objetivo? Justifique.
R.:Questão é de cunho
pessoal.
2 -Seria possível, hoje,
utilizar o método da imitação? Por quê?
R.: Observar o mundo
cotidiano e faça referências aos educando de várias idades, principalmente
crianças em idade pré-escolar.
3-Na sua opinião, qual a
importância de ser exemplo para as crianças?
R.: Questão é de cunho
pessoal
A partir da leitura deste tópico apresente as principais
características que
marcaram a educação na Mesopotâmia e no Egito
antigo.
R.:
MESOPOTÂMIA
Os sumérios que ocuparam a
região da Baixa Mesopotâmica desenvolveram
um sistema de escrita
chamada cuneiforme, elaboraram leis, fundaram
bibliotecas, escolas e
cidades-estados. Na Mesopotâmia, predominava
a educação doméstica, em
que os saberes, crenças e habilidades
eram transmitidos de pai
para filho. Após 1240 a.C., quando os assírios
conquistaram a Babilônia,
foram criadas escolas públicas, com a intenção de
impor os valores dos
conquistadores (observe que a educação não é neutra).
Também proliferaram ricas
bibliotecas no interior dos templos, em que os
“livros” eram tabuletas ou
cilindros gravados com caracteres cuneiformes e
versavam sobre os mais
diversos assuntos.
A exemplo dos sumérios, os
egípcios desenvolveram um dos 1º sistemas
de escrita. Criaram sinais
para representar coisas e objetos (pictogramas),
ou sugerir ideias
(ideogramas). Posteriormente criaram sinais (letras) que
representavam sons
(fonemas).
Poucos frequentavam as
escolas. Elas não funcionavam em prédios
especialmente construídos
para essa função, mas sim nos templos e em
algumas casas. Os mestres
sentavam-se em uma esteira e os alunos ao
redor dele, muitas vezes ao
ar livre, “sob uma figueira”, como atesta a
rica iconografia egípcia.
Os textos eram aprendidos mediante a repetição
mnemônica, isto é, pela
leitura em voz alta, em conjunto, para facilitar a
memorização.
Vale destacar a Educação
Física, pois era destinada aos nobres e aos
guerreiros, inicialmente
centrada na natação e com o tempo ampliado para
atividades
de tiro com arco, corrida, caça, pesca.
TÓPICO 4
1-A educação homérica
baseava-se em dois aspectos muito bem definidos,
que são: uma técnica, pela
qual a criança é prepara e progressivamente
iniciada em determinado modo
de vida, e uma ética, algo mais que uma
simples moral de preceitos:
ideal da existência, um tipo ideal de homem. Com
base na leitura deste
tópico, explique estes dois aspectos predominantes da
cultura homérica.
R.: O aspecto técnico
compreende o manejo de armas, a prática - de esportes,
as artes musicais, o estudo
da oratória e a prática nas diferentes situações
do mundo grego.
- A ética cavalheiresca
trata-se de uma imagem idealizada de herói, que
luta por sua glória. “A
ética homérica é uma ética da honra” (MARRON, 1990,p. 29).
2-O que era a Educação
Cavalheiresca para os gregos?
R.:Na Educação
Cavalheiresca, o saber não era importante como o treinamento militar; o
importante era o desejo
apaixonado da glória sendo proclamado o melhor. O
homem grego não é
verdadeiramente feliz senão quando se sente, quando
se afirma como o primeiro
em sua categoria, distinto e superior.
3-Cite os principais
aspectos da educação em Atenas.
R.: Ela continuou ainda com
a educação pelo modo cavalheiresco de nobreza,
no sentido de alcançar uma
ambição, reunindo assim em um só corpo a
beleza física e também
moral em um indivíduo. Entretanto, “os atenienses
foram os primeiros gregos
que abandonaram seu antigo costume de andarem
armados e, tendo despido a
armadura de ferro, a adotar um gênero de vida
menos rude e mais
civilizado” (MORROU, 1990, p. 66).
4-Como era a educação para
os espartanos?
R.: O objetivo principal do
Estado espartano era “fazer de seus cidadãos um
modelo ideal de soldado,
bem treinado fisicamente, corajoso e totalmente
obediente às leis e às
autoridades” (COTRIN, 2001, p. 48).
Até os sete anos as
crianças cresciam no Gineceu, que era uma parte de
suas casas onde ficavam as
mulheres. Contavam-se histórias inspiradas
na Mitologia. Foi neste
modelo idealizado que se desenvolveu a pedagogia
espartana e grande parte da
educação grega.
Para os meninos, a
instrução começava aos sete anos, em casa e na escola.
Utilizavam um escravo
especial, o Pedagogo, que era cuidadosamente
escolhido para orientá-lo.
Já as meninas praticamente não saíam do Gineceu,
só em ocasiões muito
especiais.
Dava-se ênfase a uma
educação militar, principalmente na parte de Educação
Física, onde se fosse
necessário, surravam os alunos, seriamente, a fim de
reforçar a disciplina.
5-Quais foram as principais
contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles
para a história da
Educação?
R.:
SÓCRATES
Desenvolve um método
prático baseado no diálogo e no questionamento e
que tem a razão como seu
fundamento principal. Seu método consta de duas
fases: a ironia e a
maiêutica. A ironia seria a análise de definições concretas,
reconhecer nossa ignorância
diante das definições que estamos buscando.
Só quando reconhecermos
nossa ignorância é que estamos aptos a buscar
a verdade. A maiêutica
consiste propriamente na busca da verdade, na
definição universal.
PLATÃO
Valorização dos métodos de
debate e conversação, para alcançar o
conhecimento. Platão dizia
que os alunos deveriam descobrir as coisas
superando os problemas
impostos pela vida. A educação deveria funcionar
para desenvolver um homem
moral, dedicando seus esforços para o
desenvolvimento intelectual
e físico. Destacava também que a educação para
as mulheres deveria ser a
mesma aplicada para os homens.
ARISTÓTELES
Aristóteles pode ser
considerado o criador do estudo da Lógica. Para ele,
suas conclusões eram
verdadeiras, porque se podia chegar a ele através da
sua argumentação lógica.
TÓPICO 5
1-Segundo a lenda, como se
deu a formação de Roma?
R.: Os romanos explicavam a
origem de sua cidade através do mito de
Rômulo e Remo. Segundo a
mitologia romana, os gêmeos foram jogados
no rio Tibre, na Itália.
Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram
criados posteriormente por
um casal de pastores. Adultos, retornam à cidade
natal de Alba Longa e
ganham terras para fundar uma nova cidade, que seria
Roma.
2-Explique o função da
família na educação romana.
R.: A fundamental fonte de
educação romana é a família, sendo que
o educador é o pai
(conhecido como Pater Familias); a mãe tinha sua
importância destacada nos primeiros
cuidados com seus filhos, sendo que
em Roma a mãe era mais
considerada que na Grécia.
3- Com a propagação do
Cristianismo e com o aumento do poder da Igreja
Católica, quais eram os
objetivos de Roma com relação a educação? Cite-os
e explique-os.
R.: Roma tinha dois
objetivos em mente: o de formar homens da igreja e o de
formar cavalheiros. Para o
primeiro grupo, as sete artes liberais: a retórica,
a gramática, a música, a
dialética, a aritmética, a geometria e a astronomia
eram indispensáveis. Ao
segundo grupo, no entanto, estas artes não eram
inteiramente negadas,
porém, eles eram mais exigidos quanto às práticas de
caça, montaria, natação,
persuasão e prática com arco e flecha, bem como
a escrita em verso, e,
alguns dizem, a jogar xadrez.
4-A partir da Leitura
Complementar deste tópico, responda: O que caracteriza
o declínio da educação
romana?
R.: O que mais caracteriza
a decadência da educação romana é o fato de
ela ter passado a se
limitar à classe mais elevada. “A educação já não se
destina a ser a educação
prática de todo o povo, mas o ornamento de uma
sociedade oca, superficial
e geralmente corrupta; já não é um estádio de
desenvolvimento possível
para o povo inteiro, ou para indivíduos de dada
categoria, mas a simples
obtenção ou mesmo mera insígnia de distinção de
uma
classe favorecida” (PILETTI; PILETTI, 2006. p. 47).
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