TÓPICO 1
1- Por que o Imperador
Teodósio decidiu dividir o Império Romano?
R.: Em 395 o imperador
Teodósio decidiu dividir o Império Romano entre seus
filhos, Acádio e Honório,
para facilitar a sua administração. Honório recebeu
a parte do Ocidente, com
capital em Roma, e Acádio recebeu a parte do
Oriental, que teve como
capital Constantinopla.
2- Apresente os
principais aspectos que marcaram a educação Bizantina.
R.: Está presente na
educação Bizantina a aceitação do Deus Cristão,
a participação dos rituais
religiosos e a aceitação do Imperador como
representante de Deus
sobre a Terra. Na educação Bizantina, destaca-se o
ensino superior e a
escola monástica, enquanto que sobre os graus inferiores
de ensino se têm pouca
informação.
Na educação Bizantina, destaca-se
o ensino superior, a Universidade de
Constantinopla,
que foi sempre um centro de estudos fecundos e, por assim dizer, a viga mestra
da tradição clássica.
A escola monástica era
dominada por preocupações espirituais e
principalmente ascéticas.
Em princípio, ela permanece fechada, reservada aos jovens aspirantes à vida
religiosa.
TÓPICO 2
1- Quem eram os bárbaros?
R.: Palavra de origem
grega, que significa estrangeiros ou povos selvagens.
Para os romanos, eram
povos que invadiram o seu território e que não falavam
o latim e o grego e nem
seguiam as regras e normas estabelecidas pelo
Império. O principal povo
Bárbaro eram os germânicos, que se subdividiam
em: Visigodos; Suevos;
Lombardos; Ostrogodos; Anglos e Saxões; Francos;
Burgúndios; Vândalos.
2-Quais as principais
contribuições da Escola Monacal para a Educação?
R.: O estudo nos
mosteiros ocupava um papel preponderante. São Bento
(480-547), fundador da
ordem dos beneditinos, determinou que cada religioso
deveria ter sete horas
por dia de trabalho, que poderia ser manual ou literário.
Determinou, também, que
cada religioso deveria dedicar de duas a cinco
horas de leitura por dia.
Os mosteiros eram
praticamente as únicas instituições de ensino da época.
Eram os únicos centros de
pesquisa, as únicas casas editoras para a
multiplicação dos livros,
as únicas bibliotecas para a conservação do saber,
onde eram realizadas as
cópias dos manuscritos, enfim, os mosteiros
preparavam os únicos
sábios e estudiosos da época.
3- Apresente o projeto de
desenvolvimento escolar elaborado pelo monge
Alcuíno.
R.: O monge Inglês
Alcuíno de York é o diretor da escola instalada no próprio
palácio de Carlos Magno.
A partir dali, Alcuíno elaborou um projeto de
desenvolvimento escolar
que buscou reviver o saber clássico, estabelecendo
os programas de estudo a
partir das sete artes liberais: o trivium, ou ensino
literário (gramática,
retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico
(aritmética, geometria,
astronomia e música).
4- Apresente as
principais características da Educação Patrística?
R.: A Patrística nasceu
da necessidade do cristianismo firmar-se como doutrina
contra as heresias.
Fundamentou-se no pensamento em Platão e esta visão
permaneceu predominante
na filosofia e teologia cristãs até São Tomás de Aquino (1227-1274).
Agostinho distingue dois
tipos de conhecimento: o que advém dos sentidos é
imperfeito, mutável; e o
outro, que é o perfeito, conhecimento das essências
imutáveis. Todas estas
ideias influenciavam a educação da época.
5-Apresente as principais
características da Educação Escolástica.
R.: O nome é derivado da
designação dos professores da época, conhecidos
como “Scholastici”. De um modo geral,
podemos definir a Escolástica
como o pensamento cristão
europeu da Idade Média. De maneira geral, os
Escolásticos seguiam um
método “constituído de várias etapas: a leitura
(lectio), o comentário (glosa), as questões (quaestio) e a discussão (disputatio)”.
Para finalizar esta
etapa, vale destacar que toda ação pedagógica estava
centrada em Deus e tinha
como finalidade principal combater as heresias e
ser instrumento de
salvação da alma.
6-Na sua opinião, até que ponto as
concepções e ideais surgidos na Idade Média influíram ou influem na educação
atual?R.: Método catequético com perguntas e respostas,diferentes
tipos de escolas,a necessidades de saber ler e escrever para que haja
facilidade nas relações comerciais, mão de obra especializada com a preparação
para diversos ofícios etc...
TÓPICO 3
1- Apresente os
principais fatores que levaram ao fim da Idade Média e ao
início da Idade Moderna.
R.: O fim da Idade Média
está relacionado com as grandes transformações
que ocorreram,
principalmente, a partir do século XIII. Entre os fatores que
levaram o fim da Idade
Média e o início da Idade Moderna, destacam-se:
ascensão das monarquias
nacionais européias; fortalecimento da autoridade
do rei; ampliação das
culturas agrícolas; renascimento comercial e urbano;
surgimento e
fortalecimento da burguesia; descobrimentos marítimos; a
retomada da cultura
greco-romana que tinha se enfraquecido durante o
Período Medieval.
Entretanto, o fator principal que levou o fim da Idade
Média foi um forte
declínio decorrente das crises econômicas, políticas e
religiosas, o que
ocasionou a queda do feudalismo que não atendia mais as
necessidades da época.
2-O que foi o
Renascimento?
R.: O Renascimento é o
nome dado ao amplo movimento de revitalização cultural que se desenvolveu na
Europa Ocidental nos séculos XV e XVI, que retorna a cultura greco-romana. O
nome Renascimento simboliza a revitalização do conhecimento e do progresso em
contraposição ao da mentalidade dogmática estabelecida na Europa, durante a
Idade Média. O Renascimento é uma nova forma de ver o mundo, o ser humano, as
artes, a política e as ciências. Marca o início dos tempos modernos. Suas
principais características foram: antropocentrismo, humanismo, individualismo,
racionalismo, e
experimentalismo.
3-Apresente as principais
características do pensamento Medieval e
Moderno.
R.: As principais características do
pensamento Medieval e Moderno são:
IDADE MÉDIA IDADE
MODERNA
- Teocentrismo: um
mundo centrado em Deus. -
Antropocentrismo: um mundo centrado
no homem.
- Verdades
reveladas: um mundo explicado na fé.- Racionalismo: um mundo explicado
pelas
operações racionais.
- Coletivismo: um
ideal de coletivismo fraternal da cristandade.- Individualismo: um mundo
marcado pela
individualidade dos homens.
- Geocentrismo:
a Terra era o centro do Universo. - Heliocentrismo: o sol é o centro do
Universo.
4-O que foi a Reforma e a
Contrarreforma?
R.: A Reforma foi um
movimento religioso e político que provocou a separação
da Igreja Protestante da
Igreja Católica. Um dos motivos principais da
separação foi a venda de
indulgências por parte da Igreja Católica.
A Contrarreforma foi a
reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante
de Martim Lutero, com o
objetivo de renovar os ensinamentos e a doutrina
católica contra a
ascensão dos Protestantes que estava avançando pela
Europa e conquistando
cada vez mais seguidores. Entre as medidas tomadas
pela Igreja, pode-se
destacar: restabelecimento da Inquisição, a criação de
uma lista de livros
proibidos (Índex), a fundação de
seminários, a criação da
Companhia de Jesus etc.
5-Destaque duas ideias
que você considera importantes com relação ao
aparecimento dos
colégios.
R.: Destaque os seguintes
aspectos:
• O aparecimento dos
colégios, do século XVI até o XVIII, foi um fenômeno correlatado ao surgimento
da nova imagem da infância e da família.
• A fim de proteger as
crianças de “más influências”, propôs-se uma hierarquia diferente,
submetendo-as à severa disciplina, inclusive a castigos corporais.
• As universidades
continuavam decadentes, impermeáveis às novidades.Em 1452, ao se reestruturar a
Universidade de Paris, a Faculdade de Artes tornou-se propedêutica às outras
três (filosofia, medicina e leis), lançando-se, desse modo, a semente do curso
colegial, o que favoreceu
a separação mais nítida
dos graus secundário e superior.
6- Apresente os
principais aspectos da Educação Jesuítica.
R.:Procure destacar os
seguintes pontos nesta questão:
• Ignácio de Loyola criou
a Companhia de Jesus, conhecida como“Jesuítas”.
• Os jesuítas
desenvolveram as regras codificadas no Ratio Studiorum que se aplicavam nos
seguintes cursos: Studia inferiora (letras humanas e filosofia e ciência) com duração
de 3 anos; e Studia
superiora (Tecnologia
e ciências sagradas) com duração de 4 anos.
• Os jesuítas
mostravam-se bastante exigentes, instauraram uma rígida disciplina, recomendavam
a repetição dos exercícios para facilitar a memorização e estimulavam à
competição entre indivíduos e as classes.
TÓPICO 4
1- Caracterize a educação
burguesa.
R.: A educação burguesa é
fruto das chamadas revoluções burguesas e do
próprio desenvolvimento
do capitalismo, ela irá se impor contra a antiga ordem
do Absolutismo
Monárquico. Suas principais características eram: educação
ao encargo do estado;
obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar;
nacionalismo, isto é,
recusa do universalismo jesuítico; ênfase nas línguas
vernáculas, em detrimento
do latim; orientação prática, voltada para as
ciências, técnicas e
ofícios, não mais privilegiando o estudo exclusivamente
humanístico.
2-Faça uma síntese do
“Emílio de Rousseau”.
R.: Leia o texto da página
119/120 e procure os pontos principais do texto.
3-Como deve ser um jardim de infância,
segundo Froebel? Você concorda com esta(s) ideia(s)?
R.: Froebel é um dos mais
importantes, senão o maior, de todos os
idealizadores de um
sistema educacional para jardins de infância como os
conhecemos atualmente. A
resposta deste item pode ser encontrada no
item 3.3 deste tópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário