domingo, 12 de agosto de 2012

História da Educação


TÓPICO 1

1- Por que o Imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano?
R.: Em 395 o imperador Teodósio decidiu dividir o Império Romano entre seus
filhos, Acádio e Honório, para facilitar a sua administração. Honório recebeu
a parte do Ocidente, com capital em Roma, e Acádio recebeu a parte do
Oriental, que teve como capital Constantinopla.

2- Apresente os principais aspectos que marcaram a educação Bizantina.
R.: Está presente na educação Bizantina a aceitação do Deus Cristão,
a participação dos rituais religiosos e a aceitação do Imperador como
representante de Deus sobre a Terra. Na educação Bizantina, destaca-se o
ensino superior e a escola monástica, enquanto que sobre os graus inferiores
de ensino se têm pouca informação.
Na educação Bizantina, destaca-se o ensino superior, a Universidade de
Constantinopla, que foi sempre um centro de estudos fecundos e, por assim dizer, a viga mestra da tradição clássica.
A escola monástica era dominada por preocupações espirituais e
principalmente ascéticas. Em princípio, ela permanece fechada, reservada aos jovens aspirantes à vida religiosa.

TÓPICO 2


1- Quem eram os bárbaros?
R.: Palavra de origem grega, que significa estrangeiros ou povos selvagens.
Para os romanos, eram povos que invadiram o seu território e que não falavam
o latim e o grego e nem seguiam as regras e normas estabelecidas pelo
Império. O principal povo Bárbaro eram os germânicos, que se subdividiam
em: Visigodos; Suevos; Lombardos; Ostrogodos; Anglos e Saxões; Francos;
Burgúndios; Vândalos.

2-Quais as principais contribuições da Escola Monacal para a Educação?
R.: O estudo nos mosteiros ocupava um papel preponderante. São Bento
(480-547), fundador da ordem dos beneditinos, determinou que cada religioso
deveria ter sete horas por dia de trabalho, que poderia ser manual ou literário.
Determinou, também, que cada religioso deveria dedicar de duas a cinco
horas de leitura por dia.
Os mosteiros eram praticamente as únicas instituições de ensino da época.
Eram os únicos centros de pesquisa, as únicas casas editoras para a
multiplicação dos livros, as únicas bibliotecas para a conservação do saber,
onde eram realizadas as cópias dos manuscritos, enfim, os mosteiros
preparavam os únicos sábios e estudiosos da época.

3- Apresente o projeto de desenvolvimento escolar elaborado pelo monge
Alcuíno.
R.: O monge Inglês Alcuíno de York é o diretor da escola instalada no próprio
palácio de Carlos Magno. A partir dali, Alcuíno elaborou um projeto de
desenvolvimento escolar que buscou reviver o saber clássico, estabelecendo
os programas de estudo a partir das sete artes liberais: o trivium, ou ensino
literário (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico
(aritmética, geometria, astronomia e música).

4- Apresente as principais características da Educação Patrística?
R.: A Patrística nasceu da necessidade do cristianismo firmar-se como doutrina
contra as heresias. Fundamentou-se no pensamento em Platão e esta visão
permaneceu predominante na filosofia e teologia cristãs até São Tomás de Aquino (1227-1274).
Agostinho distingue dois tipos de conhecimento: o que advém dos sentidos é
imperfeito, mutável; e o outro, que é o perfeito, conhecimento das essências
imutáveis. Todas estas ideias influenciavam a educação da época.

5-Apresente as principais características da Educação Escolástica.
R.: O nome é derivado da designação dos professores da época, conhecidos
como “Scholastici”. De um modo geral, podemos definir a Escolástica
como o pensamento cristão europeu da Idade Média. De maneira geral, os
Escolásticos seguiam um método “constituído de várias etapas: a leitura
(lectio), o comentário (glosa), as questões (quaestio) e a discussão (disputatio)”.
Para finalizar esta etapa, vale destacar que toda ação pedagógica estava
centrada em Deus e tinha como finalidade principal combater as heresias e
ser instrumento de salvação da alma.

 6-Na sua opinião, até que ponto as concepções e ideais surgidos na Idade Média influíram ou influem na educação atual?R.:  Método catequético com perguntas e respostas,diferentes tipos de escolas,a necessidades de saber ler e escrever para que haja facilidade nas relações comerciais, mão de obra especializada com a preparação para diversos ofícios etc...

 TÓPICO 3

1- Apresente os principais fatores que levaram ao fim da Idade Média e ao
início da Idade Moderna.
R.: O fim da Idade Média está relacionado com as grandes transformações
que ocorreram, principalmente, a partir do século XIII. Entre os fatores que
levaram o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, destacam-se:
ascensão das monarquias nacionais européias; fortalecimento da autoridade
do rei; ampliação das culturas agrícolas; renascimento comercial e urbano;
surgimento e fortalecimento da burguesia; descobrimentos marítimos; a
retomada da cultura greco-romana que tinha se enfraquecido durante o
Período Medieval. Entretanto, o fator principal que levou o fim da Idade
Média foi um forte declínio decorrente das crises econômicas, políticas e
religiosas, o que ocasionou a queda do feudalismo que não atendia mais as
necessidades da época.

 2-O que foi o Renascimento?
R.: O Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização cultural que se desenvolveu na Europa Ocidental nos séculos XV e XVI, que retorna a cultura greco-romana. O nome Renascimento simboliza a revitalização do conhecimento e do progresso em contraposição ao da mentalidade dogmática estabelecida na Europa, durante a Idade Média. O Renascimento é uma nova forma de ver o mundo, o ser humano, as artes, a política e as ciências. Marca o início dos tempos modernos. Suas principais características foram: antropocentrismo, humanismo, individualismo,
racionalismo, e experimentalismo.

3-Apresente as principais características do pensamento Medieval e
Moderno.
R.: As principais características do pensamento Medieval e Moderno são:
                  IDADE MÉDIA                                      IDADE MODERNA
- Teocentrismo: um mundo centrado em Deus. -   Antropocentrismo: um mundo centrado
                                                                                no homem.
- Verdades reveladas: um mundo explicado na fé.- Racionalismo: um mundo explicado pelas
                                                                                  operações racionais.
- Coletivismo: um ideal de coletivismo fraternal da cristandade.- Individualismo: um mundo marcado                                                     pela individualidade dos homens.
- Geocentrismo: a Terra era o centro do Universo. - Heliocentrismo: o sol é o centro do Universo.


4-O que foi a Reforma e a Contrarreforma?
R.: A Reforma foi um movimento religioso e político que provocou a separação
da Igreja Protestante da Igreja Católica. Um dos motivos principais da
separação foi a venda de indulgências por parte da Igreja Católica.
A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante
de Martim Lutero, com o objetivo de renovar os ensinamentos e a doutrina
católica contra a ascensão dos Protestantes que estava avançando pela
Europa e conquistando cada vez mais seguidores. Entre as medidas tomadas
pela Igreja, pode-se destacar: restabelecimento da Inquisição, a criação de
uma lista de livros proibidos (Índex), a fundação de seminários, a criação da
Companhia de Jesus etc.

5-Destaque duas ideias que você considera importantes com relação ao
aparecimento dos colégios.
R.: Destaque os seguintes aspectos:
• O aparecimento dos colégios, do século XVI até o XVIII, foi um fenômeno correlatado ao surgimento da nova imagem da infância e da família.
• A fim de proteger as crianças de “más influências”, propôs-se uma hierarquia diferente, submetendo-as à severa disciplina, inclusive a castigos corporais.
• As universidades continuavam decadentes, impermeáveis às novidades.Em 1452, ao se reestruturar a Universidade de Paris, a Faculdade de Artes tornou-se propedêutica às outras três (filosofia, medicina e leis), lançando-se, desse modo, a semente do curso colegial, o que favoreceu
a separação mais nítida dos graus secundário e superior.
  
6- Apresente os principais aspectos da Educação Jesuítica.
R.:Procure destacar os seguintes pontos nesta questão:
• Ignácio de Loyola criou a Companhia de Jesus, conhecida como“Jesuítas”.
• Os jesuítas desenvolveram as regras codificadas no Ratio Studiorum que se aplicavam nos seguintes cursos: Studia inferiora (letras humanas e filosofia e ciência) com duração de 3 anos; e Studia superiora (Tecnologia e ciências sagradas) com duração de 4 anos.
• Os jesuítas mostravam-se bastante exigentes, instauraram uma rígida disciplina, recomendavam a repetição dos exercícios para facilitar a memorização e estimulavam à competição entre indivíduos e as classes.

TÓPICO 4

1- Caracterize a educação burguesa.
R.: A educação burguesa é fruto das chamadas revoluções burguesas e do
próprio desenvolvimento do capitalismo, ela irá se impor contra a antiga ordem
do Absolutismo Monárquico. Suas principais características eram: educação
ao encargo do estado; obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar;
nacionalismo, isto é, recusa do universalismo jesuítico; ênfase nas línguas
vernáculas, em detrimento do latim; orientação prática, voltada para as
ciências, técnicas e ofícios, não mais privilegiando o estudo exclusivamente
humanístico.

2-Faça uma síntese do “Emílio de Rousseau”.
R.: Leia o texto da página 119/120 e procure os pontos principais do texto.

 3-Como deve ser um jardim de infância, segundo Froebel? Você concorda com esta(s) ideia(s)?
R.: Froebel é um dos mais importantes, senão o maior, de todos os
idealizadores de um sistema educacional para jardins de infância como os
conhecemos atualmente. A resposta deste item pode ser encontrada no
item 3.3 deste tópico.

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