domingo, 9 de dezembro de 2012

Atividades LIBRAS


UNIDADE 1

TÓPICO 1

1 Por que não é correto falar a expressão “surdo-mudo”?
R.: Porque o surdo não possui problemas nas cordas vocais. Muitas vezes
não fala porque não foi estimulado, porém ele emite sons.


2 Qual a diferença e a importância do “Teste da Orelhinha” e do “Exame
Audiométrico”?
R.: É importante realizar o “Teste da Orelhinha” assim que a criança nasce,
pois ele detecta perdas precoces. O “Exame Audiométrico” é realizado caso
seja encontrada alguma perda auditiva, pois ele avalia a audição das pessoas.


3 O processo de aquisição da leitura e escrita do surdo é igual ao do ouvinte?
R.: Não, pois o surdo precisa ser primeiro alfabetizado em LIBRAS. O
português deve ser ensinado a ele como segunda língua.


TÓPICO 2


1 Qual a função da FENEIS e do INES?

R.: a) INES – presta assessoria técnica nas áreas que envolvam questões
tais como: prevenção à surdez, audiologia, fonoaudiologia, orientação familiar,
orientação para o trabalho e qualificação profissional, artes plásticas, dança,
biblioteca infantil, Língua de Sinais, informática educativa etc.

b) FENEIS – defesa e luta pelos direitos culturais, sociais e linguísticos da
comunidade surda. É uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que
apresenta um trabalho de cunho social, assistencial e educacional.



TÓPICO 3

1 O que você compreendeu por “comunidade surda”?
R.: São as pessoas que convivem com os surdos: família, amigos, intérpretes
entre outros.

2 O que você compreende por “povo surdo”?
R.: São sujeitos surdos, que compartilham entre si suas crenças de sujeitos
surdos.

3 Cite algumas diferenças entre cultura surda e cultura ouvinte.
R.: A língua, adaptações tecnológicas, festas, encontros entre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário