domingo, 9 de dezembro de 2012

ATIVIDADES LIBRAS



 Complete com os principais aspectos dos parâmetros.

CONFIGURAÇÃO DE MÃOS ( CM)
Apresenta-se através da
forma que a mão toma ao ser
realizado o sinal ou a letra
do alfabeto manual. Algumas
letras são usadas várias
vezes para demonstrar uma
determinada palavra, porém
se diferenciam pelo ponto no
corpo em que é expresso.


PONTO DE ARTICULAÇÃO ( PA )

É identificado através do local
onde ocorre o sinal, sendo que
este sinal poderá ou não tocar
em alguma parte do corpo da
pessoa que o está realizando.

MOVIMENTO (M)
Conforme o sinal que se
realiza, ele exige movimento
ou não, dependendo do
que ele representa. O
movimento também pode
representar intensidade.


TÓPICO 3

1 Quais os dois tipos existentes de verbos em LIBRAS?
R.: a) verbos que não possuem marca de concordância;

b) verbos que possuem marca de concordância.

2 Complete o quadro fazendo um resumo dos subgrupos existentes nos
verbos que possuem marca de concordância.

Concordância
número-pessoal
A orientação marca as
pessoas do discurso. O
ponto inicial concorda
com o sujeito e o final
com o objeto.

Concordância de gênero
São verbos classificadores,
porque a eles está incorporada,
através da configuração de
mão, uma concordância de
gênero: PESSOA, ANIMAL ou
COISA.

Concordância com a
localização
São verbos que começam ou
terminam em um determinado
lugar que se refere ao
lugar de uma pessoa,
coisa, animal ou veículo,
que está sendo colocado,
carregado etc. Portanto, o
ponto de articulação marca a
localização.


3 O que são os classificadores em LIBRAS?
R.: São configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa e animal,
funcionam como marcadores de concordância, ou seja, são formas que,
substituindo o nome que as precede, podem vir junto ao verbo para classificar
o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo.

4 Destaque as principais características dos advérbios e dos adjetivos.
R.: ADVÉRBIOS DE TEMPO: não há marca de tempo nas formas verbais,
o tempo é marcado sintaticamente através de advérbios de tempo que
indicam se a ação está ocorrendo no presente: HOJE, AGORA; ocorreu no
passado: ONTEM, ANTEONTEM; ou irá ocorrer no futuro: AMANHÃ. Por isso,
os advérbios geralmente vêm no começo da frase, mas podem ser usados
também no final.

ADJETIVOS: são sinais que formam uma classe específica, sempre estão
na forma neutra, não havendo, portanto, nem marca para gênero (masculino
e feminino), nem para número (singular e plural). Com relação à colocação
dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm após o substantivo que qualifica.

5 Em relação aos PRONOMES, pontue os aspectos principais:

Pessoais
No singular, o sinal para todas as pessoas é o mesmo, ou seja, a configuração da mão
predominante é em “d” (dedo indicador e s t e n d i d o , v e ja o alfabeto manual), o que difere uma das
outras é a orientação da mão.



Demonstrativos e advérbios de lugar

Os pronomes demonstrativos
e os advérbios de lugar têm
o mesmo sinal, somente
o contexto os diferencia,
ou seja, pelo sentido da
frase, acompanhada de
expressão facial. Possuem
a mesma configuração
de mãos dos pronomes
pessoais (mão em d), mas
os pontos de articulação e
as orientações do olhar são
diferentes.

Possessivos
Os pronomes possessivos,

como os pessoais e
demonstrativos, também
não possuem marca
para gênero e estão
relacionados às pessoas
do discurso e não à coisa
possuída.




Pronomes
Interrogativos


Os pronomes interrogativos
são: QUE, QUEM,
ONDE, QUAL, COMO,
PARA QUE e POR
QUE, QUANDO, DIA,
QUE HORA, QUANTAS
HORAS, sendo que
cada um apresenta uma
função e aparece em
locais diferenciados na
frase.






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